sábado, 14 de julho de 2007

The Fisher files

Via Cosmic Variance fico sabendo de um podcasting interessante feito por um professor do MIT, Peter Fisher. Em seus Fisher Files o professor dá dicas de como é, ou como deveria ser, o dia-a-dia de um acadêmico.

Na primeira série ele apresenta um sistema de organização bastante avançado, baseado nos ensinamentos de David Allen, autor do best-seller Getting Things Done (saiu no Brasil como A arte de fazer acontecer). Em suma, é proposto que tenhamos sempre à mão "baldes", ou cestas, para descarregarmos aquelas preocupações ou pensamentos recorrentes. Pode ser um palm top, notebooks ou simples papeizinhos mesmo. Depois é necessário esvaziar esses baldes semanalmente, e ver o que se pode tirar de útil deles, eventualmente colocando em listas de afazeres. Essas listas, por sua vez, deverão ser baseadas em contexto, e não em ordem cronológica. Por exemplo, o que fazer quando você estiver no computador, ou em casa, ou no super. Essa abordagem torna as listas mais resistentes às (muito comuns...) mudanças repentinas de agenda. Outra dica interessante é sobre projetos: qualquer projeto digno desse nome precisa ter muito bem esclarecida qual a última tarefa a ser feita para que se possa dizer "pronto, acabei!".

Estou achando interessante, ainda faltam alguns podcastings para ouvir, mas são conselhos bastante práticos. Em sua apresentação Fisher diz que está se dirigindo a pós-graduandos sêniores, pós-docs e professores em começo de carreira. Ele está certo, é quando a gente mais precisa de organização!

Na segunda série ele já entra mais na linha tradicional de blogs, falando das realizações e frustrações de um professor. No link que achei no CV ele faz uma digressão sobre a "síndrome do impostor", na qual o acadêmico pensa que não pertence aquele grupo de pessoas super-espertas.
No próximo falará sobre arranjar empregos depois do PhD.

É muito interessante o que ele está fazendo, principalmente porque se trata de um professor do conceituadíssimo MIT: com certeza ele tem condições de ter algo a dizer sobre o que é necessário fazer para ter sucesso na academia.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial