sexta-feira, 29 de junho de 2007

Witten em Madri

(então decidi fazer um blog... vamos ver se minha decisão sobrevive mais de meia dúzia de posts.)

Aconteceu esta semana a Strings07, em Madri. Pelos blogs do Peter Woit e Jacques Distler fico sabendo que Ed Witten atraiu para si todas as atenções do evento ao enviar para os arxiv's, poucos dias atrás, um paper enorme sobre a palestra que lá proferiria. E Witten é Witten. O que ele escreve os cordistas levam muito a sério, é o farol desse pessoal.

Pelo pouco que entendi das discussões sobre esse pre-print, Witten utilizou as variáveis de calibre para atacar o problema da quantização da gravidade em três dimensões. Essas variáveis, também conhecidas como variáveis de Ashtekar, são a base da abordagem rival das cordas chamada loop quantum gravity (LQG).

É extremamente significativo que o papa das cordas esteja utilizando esse tipo de abordagem. No começo houve um princípio de euforia por parte dos anti-cordistas, como Woit, pensando que Witten finalmente decidira dar uma chance a LQG. Depois, conforme o paper e a palestra
foram sendo melhor digeridos, apareceram opiniões totalmente diferentes, dando conta que o resultado principal do trabalho era que o uso dessas variáveis em gravidade 3D levava a observáveis mal definidos. Ou seja, na verdade seria um ataque de Witten a LQG: não funciona em 3D... não é um forte indício de que em 4D também será problemática?

Melhor esperar para que os espertos leiam direito o artigo e informem em linguagem humana o que o maior físico da atualidade aprontou desta vez.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial